Futebol. História e curiosidades sobre o futebol.

,, ,,

Segundo dados da Federação Internacional de Futebol (FIFA), cerca de 270 milhões de pessoas trabalham em atividades diretamente relacionadas ao esporte (como jogador ou como árbitro) | 1 | O futebol moderno surgiu na Inglaterra durante o século 19, mas relatos históricos sugerem que práticas esportivas semelhantes já existiam. O futebol é o esporte mais popular do mundo e suas origens remontam a 5.000 anos na China.

,

O Uruguai foi escolhido para sediar a primeira edição da Copa do Mundo, realizada no centenário da primeira Constituição uruguaia. A equipe uruguaia se tornou o primeiro campeão da história da competição. A segunda edição do torneio ocorreu em 1934, na Itália, e foi usada pelo ditador Benito Mussolini como propaganda para seu regime. A competição foi marcada pela intervenção de Mussolini, que fez todo o possível para a equipe italiana obter o título, incluindo ameaças aos árbitros na final.

,

Em 1946, as Nações Nacionais, que aderiram à FIFA após a Primeira Guerra Mundial, retornaram ao organismo internacional. O jogo foi disputado em Hampden Park, Glasgow, Escócia, na frente de 135.000 espectadores. A equipe britânica venceu o jogo por 6 a 1 e os lucros da partida foram doados à FIFA para ajudá-lo a refinanciar. A primeira edição da Copa do Mundo da FIFA após a Segunda Guerra Mundial ocorreu no Brasil em 1950. A conquista da equipe uruguaia no lembrado Maracanaço coroou uma revitalização da FIFA e do futebol mundial.

, futebol ,

  • Uma variante incluiu uma modalidade em que o jogador deve passar pelo ataque de seus oponentes.
  • O jornalista uruguaio ressalta que, no século 14, o rei Eduardo II condenou esse esporte.
  • Na Europa, os direitos de televisão, publicidade, emissão de bilhetes e marketing cobrem grande parte do orçamento.
  • Em alguns casos, uma equipe pode ser afiliada direta ou indiretamente a uma associação sem ser afiliada a uma confederação.
  • Atualmente, as principais competições de futebol são organizadas anualmente por diferentes entidades de futebol (nacional, continental ou internacional).

,

A atividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno conhecido data dos séculos III e II aC. Esses dados são baseados em um manual de exercícios para a dinastia Han da China antiga. O jogo foi chamado ts'uh Kúh (cuju) e consistia em jogar uma bola com os pés em uma pequena rede. Uma variante incluiu uma modalidade em que o jogador deve passar pelo ataque de seus oponentes. Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos após o cuju, havia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um caráter mais cerimonial, com o objetivo de manter uma bola no ar para passar entre os jogadores.

,

O site fornece muitas informações sobre a história do futebol no Brasil, o que permite sua reconstrução em grandes detalhes. São mostrados os objetos pertencentes aos jogadores, cenas de movimentos memoráveis do futebol nacional (e internacional), e a história de alguns clubes é apresentada através de textos.

,

Portanto, é possível visualizar diferentes ângulos de uma jogada, que muitas vezes a equipe de arbitragem, os jogadores e os torcedores em campo não podiam ver. Enquanto isso, a Copa do Mundo da FIFA se estabeleceu como o evento esportivo mais importante do mundo, superando até as Olimpíadas. A segunda metade do século XX foi o período de maior crescimento para o futebol. O futebol sul-americano estava organizado desde 1916, quando a Confederação Sul-Americana de Futebol foi fundada, mas o esporte em outras regiões começou a se organizar nas décadas de 1950 e 1960. Em 1954 e 1955, o futebol europeu e asiático era governado pelo União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e da Confederação Asiática de Futebol (AFC), respectivamente.

,

Atualmente, as principais competições de futebol são organizadas anualmente por diferentes entidades de futebol (nacional, continental ou internacional). E o esporte popularizado entre as massas de trabalhadores pobres é um segmento de vários milhões de dólares que move muito dinheiro e move interesses políticos em todo o mundo. Para evitar esses problemas, a FIFA está promovendo uma campanha chamada Fair Play ou Fair Play, que convida os participantes do esporte a mostrar valores que fazem o futebol crescer. Todos os anos, a FIFA concede um ou mais prêmios a indivíduos, clubes, associações ou entidades de qualquer natureza que transmitam os valores do Fair Play. A violência no futebol resultou em situações ainda piores, como a chamada Guerra do Futebol.